Sistema GEMA

Com o intuito de resolver um problema de demanda social e melhorar a qualidade dos serviços de saúde pública, o sistema de Gerenciamento e Matriciamento Aplicado (GEMA) é uma ferramenta que visa melhorar o processo de regulação entre a atenção primária e a secundária.

A ideia da plataforma web é reunir e armazenar em um único lugar as informações dos pacientes que chegam na atenção primária. Dessa forma, sempre que uma pessoa chegar numa Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ou numa Unidade Básica de Saúde (UBS), todos os procedimentos já realizados com ela estarão arquivados em um prontuário virtual. Isso também facilita o encaminhamento para a Atenção Especializada, como é o caso do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL). 

Uma vez que os profissionais já tenham o histórico do paciente na rede pública de saúde, isso agiliza e otimiza os processos de atendimento em geral. É o que se chama de matriciamento: um elo entre as diversas linhas do cuidado.

Notícias relacionadas

Inovação

LAIS e Justiça Federal do RN renovam acordo para desenvolvimento de tecnologia para o Judiciário

A partir do próximo mês de agosto estará em atividade o Projeto GEMA, um aplicativo para atendimento e monitoramento de casos...