Por Jordana Vieira / Assessoria de Comunicação do LAIS/UFRN (ASCOM/LAIS)
Pensar a educação permanente em saúde de uma maneira mais estimulante é essencial para promover mudanças reais e avanços significativos nas políticas públicas de saúde. Para contribuir com essa discussão, na última sexta-feira (15), pesquisadores do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN), participaram do evento virtual “Circulação de Saberes”, organizado pela Universidade Aberta (UAb), em Portugal.
A programação contou com as mesas de debate “Educação, formação e saúde digital em grupos socialmente vulneráveis” e “Políticas públicas, formação e educação digital na área da saúde”, que foram realizadas a partir das 18h (15h pelo horário de Brasília), na Delegação Regional do Porto da UAb. A ação é coordenada pelo Centro de Estudos Globais da Universidade Aberta (CEG-UAb), que tem como principal objetivo contribuir, em Portugal e nos países de língua portuguesa, com o campo científico dos Estudos Globais.
Na mesa de início, a pesquisadora do Laboratório, Janaína Valentim, refletiu sobre o tema “Educação e Saúde no Sistema Prisional no Brasil”. Ela explicou detalhes sobre o processo de desenvolvimento de uma trilha formativa sobre saúde no sistema prisional, fruto de sua pesquisa de doutoramento, que já conta com 60 mil inscritos e está disponível no Ambiente Virtual de Aprendizagem do SUS (AVASUS).
A pesquisadora ainda destacou os resultados da aplicação desses módulos em algumas unidades prisionais do Rio Grande do Norte, com foco em todos os agentes envolvidos no sistema prisional. Por parte das pessoas privadas de liberdade, nota-se uma melhor percepção deles sobre si mesmos e um maior autocuidado em relação à saúde e, ainda, uma maior ressocialização dessas pessoas. Além disso, é percebido um aumento da empatia e cuidado da parte dos policiais penais para com os apenados. “Então, esses resultados evidenciam que com essa trilha formativa estamos promovendo saúde e a verdadeira mudança no sistema prisional”, destaca Janaína Valentim.
Na segunda mesa de discussões, o diretor executivo do LAIS/UFRN, Ricardo Valentim, abordou o tema “Educação em Saúde como Ferramenta Indutora de Políticas Públicas”. Ele falou sobre as experiências exitosas do AVASUS que transformaram a visão sobre o sistema prisional ao atender às necessidades de pessoas privadas de liberdade e policiais penais.
Valentim apontou também a importância de recursos para que o LAIS/UFRN continue promovendo educação em saúde. “O grande desafio para a continuidade é a questão dos recursos por parte do governo. O financiamento é indispensável para mantermos a oferta de pesquisa, intervenções e a implementação de políticas públicas de saúde”, afirma o diretor executivo do LAIS/UFRN.
Ainda na segunda mesa de discussões, estiveram presentes as pesquisadoras do LAIS/UFRN, Karilany Coutinho e Laianny Maia, com as palestras “Ambiente Virtual de Aprendizagem do Sistema Único de Saúde do Brasil (AVASUS): seus impactos na educação em saúde” e “A formação em saúde mediada por tecnologia direcionada aos profissionais do Programa Mais Médicos na Atenção Primária à Saúde”.
Durante sua fala, Coutinho apresentou detalhes da plataforma AVASUS e reforçou que ela é a terceira maior plataforma de formação em saúde do mundo e segue sendo renovada. “O AVASUS está em constante desenvolvimento, a todo momento, nós estamos fazendo algo nela; em breve, lançaremos mais um atualização”, destacou. Já a pesquisadora Laianny Maia abordou o percurso da sua pesquisa de doutorado, que tem como objetivo analisar o Programa de Educação Permanente em Saúde da Família (PEPSUS), a partir da percepção dos alunos para que seja possível contornar as fragilidades do programa e, desse modo,, qualificar a formação permanente em saúde.