Desenvolvido pelo Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS), a partir da concepção do OpenPacs, o OpenTelediagnóstico é um sistema web que visa formar um banco de imagens médicas brasileiras. A ideia dos pesquisadores do LAIS é de que esses clínicos gerais possam ter ajuda de profissionais especializados que auxiliem no caso, mesmo a distância.
O sistema web tem como objetivo proporcionar as práticas de telediagnóstico por parte dos médicos radiologistas e residentes, a partir do uso de ferramentas para laudagem e aquisição de conteúdo radiológico mediada por uma interface externa aos equipamentos presentes na infraestrutura física hospitalar.
Ele ainda garante a consulta remota de exames por imagens médicas armazenados em um banco de imagens PACS (Picture Archiving and Communication System), que irão auxiliar o profissionais da área da saúde nos lugares mais remotos do país, onde a falta de especialistas faz com que clínicos gerais não consigam formar um diagnóstico de doenças difíceis e específicas em determinadas áreas da Medicina.
O sistema OpenTelediagnóstico possui uma interface que garante o acesso de específicos usuários aos dados armazenados em um banco PACS.
Com o intuito de distribuir a carga de laudos e diagnóstico realizados pela equipe médica, o OpenTelediagnóstico deve atuar como uma rede cooperativa para laudagem e diagnóstico.
É possível realizar os processos de laudagem e diagnóstico de pacientes via interface web com o auxílio das ferramentas de telediagnóstico presentes no sistema.
Ferramenta de monitoramento remoto dos sinais vitais dos pacientes com Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA)
O projeto forma pesquisadores para desenvolver sistemas para o LAIS e para a Rede de Saúde Pública.
Sistema de gerenciamento e transparência da campanha de vacinação contra a covid-19 no RN.