OpenTelediagnóstico

Desenvolvido pelo Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS),  a partir da concepção do OpenPacs, o OpenTelediagnóstico é um sistema web que visa formar um banco de imagens médicas brasileiras. A ideia dos pesquisadores do LAIS é de que esses clínicos gerais possam ter ajuda de profissionais especializados que auxiliem no caso, mesmo a distância.

O sistema web tem como objetivo proporcionar as práticas de telediagnóstico por parte dos médicos radiologistas e residentes, a partir do uso de ferramentas para laudagem e aquisição de conteúdo radiológico mediada por uma interface externa aos equipamentos presentes na infraestrutura física hospitalar.

Ele ainda garante a consulta remota de exames por imagens médicas armazenados em um banco de imagens PACS (Picture Archiving and Communication System), que irão auxiliar o profissionais da área da saúde nos lugares mais remotos do país, onde a falta de especialistas faz com que clínicos gerais não consigam formar um diagnóstico de doenças difíceis e específicas em determinadas áreas da Medicina.

Saiba mais sobre o projeto

Acesso Rápido

O sistema OpenTelediagnóstico possui uma interface que garante o acesso de específicos usuários aos dados armazenados em um banco PACS.

Diagnóstico Cooperativo

Com o intuito de distribuir a carga de laudos e diagnóstico realizados pela equipe médica, o OpenTelediagnóstico deve atuar como uma rede cooperativa para laudagem e diagnóstico.

Otimização de Processos

É possível realizar os processos de laudagem e diagnóstico de pacientes via interface web com o auxílio das ferramentas de telediagnóstico presentes no sistema.

Leia também

Logo do Projeto Neuroaudiologia

Neuroaudiologia

Atua na compreensão, diagnóstico e resolutividade de transtornos auditivos.

Logo do Projeto Escola de Hardware

Escola de Hardware

Desenvolver equipamentos tecnológicos que interligam sinais biológicos à computação.

Logo do Projeto AVASUS

AVASUS

Promover conhecimento integrado e acessível em educação para a saúde pública.