OpenTelediagnóstico

Desenvolvido pelo Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS),  a partir da concepção do OpenPacs, o OpenTelediagnóstico é um sistema web que visa formar um banco de imagens médicas brasileiras. A ideia dos pesquisadores do LAIS é de que esses clínicos gerais possam ter ajuda de profissionais especializados que auxiliem no caso, mesmo a distância.

O sistema web tem como objetivo proporcionar as práticas de telediagnóstico por parte dos médicos radiologistas e residentes, a partir do uso de ferramentas para laudagem e aquisição de conteúdo radiológico mediada por uma interface externa aos equipamentos presentes na infraestrutura física hospitalar.

Ele ainda garante a consulta remota de exames por imagens médicas armazenados em um banco de imagens PACS (Picture Archiving and Communication System), que irão auxiliar o profissionais da área da saúde nos lugares mais remotos do país, onde a falta de especialistas faz com que clínicos gerais não consigam formar um diagnóstico de doenças difíceis e específicas em determinadas áreas da Medicina.

Saiba mais sobre o projeto

Acesso Rápido

O sistema OpenTelediagnóstico possui uma interface que garante o acesso de específicos usuários aos dados armazenados em um banco PACS.

Diagnóstico Cooperativo

Com o intuito de distribuir a carga de laudos e diagnóstico realizados pela equipe médica, o OpenTelediagnóstico deve atuar como uma rede cooperativa para laudagem e diagnóstico.

Otimização de Processos

É possível realizar os processos de laudagem e diagnóstico de pacientes via interface web com o auxílio das ferramentas de telediagnóstico presentes no sistema.

Leia também

Logo do Projeto Autonomus

Autonomus

Iniciativas desenvolvidas para reduzir os impactos da ELA na qualidade de vida do paciente

Logo do Projeto Neuroaudiologia

Neuroaudiologia

Atua na compreensão, diagnóstico e resolutividade de transtornos auditivos.

Logo do Projeto Acolhe Saúde RN

Acolhe Saúde RN

Acomodação de profissionais de saúde no Hotel Barreira Roxa.