Olho Biônico

O projeto Olho Biônico surgiu a partir da necessidade de amenizar as dificuldades que os deficientes visuais estão acostumados a enfrentar no cotidiano para andar nas ruas, e tem como objetivo desenvolver uma plataforma eletrônica para auxiliar deficientes visuais durante a locomoção.

O sistema detecta obstáculos a 1,2 m que possam prejudicar ou tragam perigo à locomoção do usuário, como por exemplo orelhões telefônicos, buracos, canteiros, placas, entre outros. Com isso, barreiras que não são facilmente detectadas pela bengala passam a ser alertadas com precisão, tornando a locomoção segura.

A tecnologia baseia-se na utilização de uma bengala, instrumento já utilizado pelos deficientes para a locomoção. O equipamento apresenta um sistema de sensoriamento e uma plataforma microprocessada que avalia as condições ambientais do entorno onde se encontra o usuário.

Saiba mais sobre o projeto

Plataforma Aberta

O Olho Biônico é um projeto cujos resultados serão disponibilizados online, de forma aberta (open source), onde qualquer indivíduo poderá implementar o sistema seguindo os passos para desenvolvimento.

Baixo Custo

Tem como premissa o baixo custo de implementação, apresentando sensores e microprocessadores de valores mais acessíveis, permitindo o desenvolvimento de uma plataforma de custo mais acessível para as classes sociais de menor poder aquisitivo.

Acessibilidade

É uma tecnologia voltada para melhorar a qualidade e segurança na locomoção de deficientes visuais, informando obstáculos que possam colocar em risco a segurança durante percursos realizados por este.

Leia também

Logo do Projeto Escola de Programação

Escola de Programação

O projeto forma pesquisadores para desenvolver sistemas para o LAIS e para a Rede de Saúde Pública.

Logo do Projeto Telessaúde Brasil Redes

Telessaúde Brasil Redes

Projeto que aprimora a qualidade de atendimento aos pacientes e o trabalho desenvolvido pelos profissionais de saúde.

Logo do Projeto Escola de Hardware

Escola de Hardware

Desenvolver equipamentos tecnológicos que interligam sinais biológicos à computação.