O desenvolvimento da criançaentre 1 e 3 anos de vida

PEPSUS | Módulo 7Atenção à saúde da criança: crescimento e desenvolvimento | AutoresNadja De Sá Pinto Dantas Rocha  Maria de Lourdes Magalhães José Adailton da Silva

Helena já mostra o que quer.
Nesta idade, a criança indica o que quer sem que seja pelo choro, podendo ser com palavras ou sons, apontando ou estendendo a mão para alcançar. Considere a informação do acompanhante.
Helena coloca 3 blocos e a caneca em frente a ela.
Estimule-a a colocar os blocos dentro da caneca, mediante demonstração e fala. Observe se a criança consegue colocar, pelo menos, um bloco dentro da caneca e soltá-lo.
Helena fala uma palavra.
Observe se, durante o atendimento, a criança diz, pelo menos, uma palavra que não seja nome de membros da família ou de animais de estimação. Considere a informação do acompanhante.
Helena anda sem apoio.
Observe se a criança já anda bem, com bom equilíbrio, sem se apoiar.
Helena usa colher ou garfo, derramando um pouco fora da boca. Considere a informação do acompanhante.
Helena constrói uma torre de 2 cubos.
Observe se a criança consegue colocar um cubo sobre o outro sem que ele caia ao retirar sua mão.
Helena fala 3 palavras.
Observe se, durante o atendimento, a criança diz, pelo menos, três palavras que não são nomes de membros da família ou de animais de estimação. Considere a informação do acompanhante.
Helena anda para trás.
Peça à criança para abrir uma porta ou gaveta e observe se ela dá dois passos para trás sem cair.
Helena já tira a roupa.
Observe se a criança é capaz de remover alguma peça do vestuário, tal como: sapato que exija esforço para a sua remoção, casaco, calça ou camiseta. Considere a informação do acompanhante.
Helena constrói uma torre de 3 cubos.
Observe se a criança consegue empilhar 3 cubos sem que eles caiam ao retirar a sua mão.
Helena aponta para 2 figuras.
Observe se a criança é capaz de apontar 2 de um grupo de 5 figuras.
Helena chuta a bola.
Observe se a criança chuta a bola sem se apoiar em objetos.
Helena veste-se com supervisão.
Pergunte aos cuidadores se a criança é capaz de vestir alguma peça do vestuário, tal como: cueca, meia, sapato, casaco etc.
Helena constrói torres de 6 cubos. Observe se a criança consegue empilhar 6 cubos sem que eles caiam ao retirar sua mão.
Helena fala frases com 2 palavras.
Observe se a criança combina, pelo menos, 2 palavras formando uma frase com significado, que indique uma ação. Considere a informação do acompanhante.
Helena pula com ambos os pés.
Observe se a criança pula com os dois pés, atingindo o chão ao mesmo tempo, mas não necessariamente no mesmo lugar.
Helena brinca com outras crianças.
Pergunte ao acompanhante se a criança participa de brincadeiras com outras crianças de sua idade.
Helena imita linha vertical.
Observe, após demonstração, se a criança faz uma linha ou mais (no papel), de, pelo menos, 5 cm de comprimento.
Helena reconhece 2 ações.
Observe se a criança aponta a figura de acordo com a ação, por exemplo: “quem mia?”, “quem late?”, “quem fala?”, “quem galopa?”.
Helena arremessa a bola.
Observe se a criança arremessa a bola acima do braço.
Sempre pergunte aos pais e/ou cuidadores o que eles acham do desenvolvimento da criança.
Valorize essa informação!
Lembre-se:
a atenção integral à saúde da família continua ao longo da vida das pessoas e de suas famílias.