Ansiedade e depressão em pacientes com ELA

Olá, tudo bem? Eu sou a Dra. Cláudia, nutricionista clínica especialista em ELA. Hoje eu vou conversar com você sobre ansiedade e depressão em pacientes com ELA.

Ansiedade e depressão são situações clínicas cada vez mais frequentes na sociedade moderna. A ansiedade algumas vezes leva a episódios de depressão.

A depressão pode ocorrer por causa genéticas, por alterações na concentração e/ou ação dos neurotransmissores. Além disso, estresses da vida diária podem desencadear processos depressivos.

Não é porque o paciente tem ELA, que ele terá ansiedade ou depressão. Entretanto, a situação clínica, as alterações de estilo de vida e o contexto social em que o paciente está inserido podem ser determinantes para a ocorrência da ansiedade e depressão.

Embora a ansiedade e a depressão não estejam diretamente relacionadas com alimentos específicos, essas condições clínicas podem levar a um comprometimento do estado nutricional, pois afeta diretamente o estímulo para o consumo de alimentos.

Alguns nutrientes têm sido relacionados à modulação de neurotransmissores relacionados com a melhora do estado de ansiedade e depressão. Por exemplo:  magnésio, zinco, selênio, ferro, vitaminas do complexo B (B3, B6, B9 e B12), vitaminas C e D, e ômega-3. Contudo, nem sempre é necessário fazer a suplementação desses nutrientes.

Manter um estilo de vida saudável, ter uma dieta equilibrada, buscar realizar atividades prazerosas, evitar o consumo de álcool e diminuir a quantidade de cafeína são formas de prevenir e controlar a ansiedade e depressão.

Espero que tenha gostado e relembrado o conteúdo estudado!