Por Gabriel Mascena e Letícia Meira – Ascom LAIS

Entre os dias 16 e 18 de junho, pesquisadores do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN) estiveram no Intercom Sul, congresso nacional voltado à área de pesquisa em comunicação na região Sul do país. Com o tema “Ciências da Comunicação contra a Desinformação”, o evento foi realizado na Universidade do Vale do Itajaí (Univali), no campus de Balneário Camboriú, em Santa Catarina. Na oportunidade, foi apresentado o projeto RECSífilis, hackathon audiovisual voltado a estudantes de comunicação para a prevenção da sífilis no Brasil. 

A divulgação feita pelos pesquisadores trouxe, além de explicações sobre o hackathon e o projeto “Sífilis Não”, a distribuição gratuita de preservativos para os participantes. Com o objetivo de trazer estudantes de comunicação de todo o país, a presença no Intercom Sul teve caráter estratégico, considerando o público presente no evento.

O termo hackathon deriva das palavras em inglês “hack” (programar) e “marathon” (maratona). Apesar de estar relacionado à programação aplicada à tecnologia da informação, um hackathon é uma estratégia usada para aguçar a criatividade dos participantes em diversas áreas, com foco em desenvolver soluções que atendam a um fim específico. No caso do RECsífilis, é proposto um desafio de comunicação em saúde. 

“O Intercom é um evento muito importante e de destaque entre os alunos de comunicação do país. A parceria estabelecida para divulgar o RECsífilis no Regional Sul foi fundamental para dar visibilidade à competição e reforçar o papel da comunicação na área da saúde”, destacou Jordana Paiva, pesquisadora do LAIS, sobre a importância da parceria com a Univali na divulgação do projeto. “Comunicar com criatividade e inovação, de forma estratégica, faz toda diferença para o enfrentamento à sífilis e outras IST”, complementou ela.

RECsífilis
O RECsífilis é uma ação do projeto “Sífilis Não”, promovido pelo LAIS em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e o Ministério da Saúde, com o objetivo de trazer um desafio para estudantes de graduação dos cursos de Comunicação Social no desenvolvimento de soluções inovadoras para a prevenção e o enfrentamento da sífilis em gestantes e da sífilis congênita no Brasil. 

Para mais detalhes, acesse https://recsifilis.sifilisnao.com.br/ ou acesse as redes sociais do projeto através do @sifilisnao

Sobre o Intercom
O Intercom é uma instituição sem fins lucrativos, destinada à troca de conhecimento entre pesquisadores e profissionais atuantes no mercado de trabalho. Todos os anos, a instituição promove um congresso nacional na área de pesquisa em comunicação, que também acontece regionalmente em todo o país. Na região Sul, em 2022, o congresso aconteceu na Universidade do Vale do Itajaí, no campus de Balneário Camboriú, Santa Catarina.