Projetos

Sistema FM

O sistema de frequência modulada pessoal (FM) é um recurso de tecnologia assistiva que contribui para a melhorar a acessibilidade de pessoas com deficiência auditiva usuárias de dispositivos eletrônicos. O sistema FM funciona como um microfone sem fio para o implante coclear (IC) e/ou aparelho de amplificação sonora individual (AASI), por isto, dependendo da tecnologia empregada atualmente é conhecido como microfone remoto (REMIC).

Ele é composto de duas partes: um transmissor e um receptor. O transmissor possui um microfone e fica o mais próximo possível da boca do interlocutor, como um microfone de lapela, que enviará a fala do professor ao receptor que fica acoplado à entrada de áudio ou bobina telefônica do AASI e/ou IC da pessoa com deficiência auditiva. Segundo o Ministério da Saúde, entre julho de 2013 e julho de 2019 foram concedidos 19.398 sistema FM. Apesar da necessidade urgente da capacitação dos professores para o seu uso em sala de aula, até o ano de 2019 apenas 69 professores da Rede Públicas do Rio Grande do Norte realizaram o curso de 180 horas de formação desenvolvido por pesquisadores da UFRN, FOB/USP, PUC/SP, UFRJ e UFES. O objetivo deste projeto é formar profissionais da educação para o uso do sistema FM no ambiente escolar visando contribuir para o desenvolvimento acadêmico de pessoas com deficiência auditiva usuárias de dispositivos eletrônicos.

Sistema FM

Benefícios

Conheça as vantagens do projeto

Dispositivos Eletrônicos

Toda pessoa com deficiência auditiva tem direito a receber o AASI e/ou implante coclear pelo Sistema Único de Saúde (relacionado ao tipo, grau, configuração da perda auditiva e seus impactos).

Sistema FM

Toda a criança de 5 a 17 anos e 11 meses tem direito a receber o sistema FM pelo SUS.

Formação de Professores

Os professores são tão usuários quanto as crianças do sistema FM, portanto, é indicado que os mesmos tenham informações e habilidades para utilizar de forma eficaz este sistema no ambiente escolar, sendo um agente fiscalizador do uso e manutenção deste sistema na escola.

Evolução do Projeto

Veja os acontecimentos que marcaram o Sistema FM

2011

Estudo Multicêntrico sobre o Uso do Sistema FM no ambiente escolar, coordenação Profa. Dra. Maria Cecília Bevilacqua (FOB/USP.

2013

Portaria de Concessão do Sistema FM pelo Sistema Único de Saúde.

2015

Desenvolvimento e oferta do Curso à Distância: Uso do Sistema Fm no Ambiente Escolar para professores da Rede Pública do Rio Grande do Norte (Fomento SECADI/ MEC).

2017

Curso para professores de crianças com deficiência auditiva (curso ofertado a duas turmas de professores, totalizando 50 concluintes em 2019. Projeto terá continuidade em 2020).

2019

Lançamento do E-book: O Uso do Sistema FM no Ambiente Escolar (LAIS/ SEDIS/ UFRN).