Projetos

Olho Biônico

O projeto tem como objetivo desenvolver uma plataforma eletrônica para auxiliar deficientes visuais durante a locomoção, visando detectar e alertar obstáculos que possam prejudicar ou tragam perigo à locomoção do mesmo, como por exemplo orelhões telefônicos, buracos, canteiros, placas, entre outros.

O sistema baseia-se na utilização de uma bengala, sendo esta um instrumento já utilizado pelos deficientes para a locomoção. Essa bengala apresenta um sistema de sensoriamento e uma plataforma microprocessada que avalia as condições ambientais do entorno do deficiente.

A interação entre o sistema e o deficiente é de forma sensorial, através de vibrações mecânicas, semelhante ao sistema de vibração dos celulares. O sistema dispõe de dois dispositivos de vibração: um na parte superior, informando obstáculo superiores; e outros na parte inferior, informando obstáculos inferiores.

Benefícios

Conheça as vantagens do projeto

Plataforma Aberta

O Olho Biônico é um projeto cujos resultados serão disponibilizados online, de forma aberta (open source), onde qualquer indivíduo poderá implementar o sistema seguindo os passos para desenvolvimento.

Baixo Custo

Tem como premissa o baixo custo de implementação, apresentando sensores e microprocessadores de valores mais acessíveis, permitindo o desenvolvimento de uma plataforma de custo mais acessível para as classes sociais de menor poder aquisitivo.

Acessibilidade

É uma tecnologia voltada para melhorar a qualidade e segurança na locomoção de deficientes visuais, informando obstáculos que possam colocar em risco a segurança durante percursos realizados por este.

Desempenho

Além de proporcionar uma melhor segurança durante os percursos realizados, o Olho Biônico apresenta um baixo consumo de potência, permitindo ao usuário um maior tempo de utilização ininterrupta do sistema, além de ser recarregável.