Pesquisadores do LAIS se reúnem em Maceió para desenvolver projeto sobre ELA

Uma comitiva de pesquisadores do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da UFRN (LAIS) esteve na última quarta-feira (13) em Maceió, no estado de Alagoas, visitando o médico cardiologista Hemerson Casado, consultor do Ministério da Saúde para assuntos relacionados a esclerose lateral amiotrófica (ELA). Na pauta do encontro, possíveis parcerias para financiamento dos projetos Autonomus e Um Anjo para ELA.

O primeiro contato entre o LAIS e o doutor Hemerson aconteceu durante uma visita da equipe do laboratório ao Ministério da Saúde, no mês de maio. Liderados pelo coordenador do LAIS, professor Ricardo Valentim, os pesquisadores estiveram com o secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do MS, onde foram apresentados ao cardiologista, que é portador de ELA, e contar um pouco do trabalho desenvolvido no Rio Grande do Norte. "Foi um momento importante para nós, porque não esperávamos apresentar o projeto Um Anjo para ELA. Porém, há coisas que acontecem no momento certo, e hoje estamos aqui buscando viabilizar o financiamento deste importante projeto", disse Valentim.

Durante o encontro ficou acordado a elaboração de um macro projeto interestadual para apresentação ao Ministério da saúde, além da criação de um plano de trabalho e logística entre pesquisadores de Alagoas e do Rio Grande do Norte. Também ficou estabelecido um protocolo de intenções para firmar parcerias científicas com estudiosos de outros estados e países.

A meta é, para os dois lados, expandir a tecnologia apresentada nos projetos Autonomus e Um Anjo para ELA por todo o Brasil, beneficiando os mais de 20 mil pacientes portadores da doença.

Também participaram da reunião os pesquisadores do LAIS Jânio Gustavo, Pablo Holanda, Higor Morais, e a jornalista convidada, Glácia Marilac. Da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) participaram o professor e médico José Humberto Chaves, também professor da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL), o médico Marcelo Duzzioni, a pesquisadora Isabelle Souza de Melo Silva, além do engenheiro Ketchum Eltigul e do representante do CESMAC/ANEAL, Adilson Jorge dos Santos.

14 de junho de 2018