Bruno Cássio – Assessoria de Comunicação do LAIS/UFRN

O Ambiente Virtual de Aprendizagem do SUS (AVASUS) não para de ampliar a oferta de cursos autoinstrucionais para a melhoria do atendimento de pacientes do Sistema Único de Saúde e o aperfeiçoamento profissional. Agora, quem lida com o manejo da sífilis pode ter acesso, de maneira gratuita, ao módulo “Sífilis: Vigilância Epidemiológica”, disponível na Trilha Formativa “Sífilis e outras ist”.

O curso tem como objetivo a promoção da atualização dos profissionais de saúde sobre conceitos relativos aos sistemas de notificação e fluxo da informação e, ainda, apresenta uma abordagem crítica ao boletim epidemiológico e convida à reflexão a respeito da interação entre Vigilância Epidemiológica e Atenção à Saúde, em seus distintos níveis de cuidado, na Rede de Atenção à Saúde (RAS).

Participaram da produção do módulo, Maria Suêly Lopes Correia Pereira, representante do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS/SESAP/RN), e a professora Tamara Peçanha Sharapin Alves, mestre em Odontologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), especialista em Qualidade no Cuidado e Segurança do Paciente pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e auditora fiscal da VISA/SESAP/RN.

O módulo é parte da pesquisa da estudante de doutorado em Estudos Contemporâneos pela Universidade de Coimbra e pesquisadora do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN), Micheline Veras, executada no âmbito do Projeto “Sífilis Não”, por meio de uma parceria com o Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20) da universidade portuguesa.

De acordo com a pesquisadora, “o impacto esperado é que, com esse módulo, os profissionais da saúde, que atendem casos de sífilis, passem a perceber a importância da evidência científica para atuar na prática diária, observando a melhor evidência disponível, com uma postura reflexiva e sistemática”.

Questionário para a pesquisa

O curso foi disponibilizado no dia 19 de abril de 2022 e já conta com mais de 260 matriculados. Os participantes são convidados a preencher um questionário sobre as percepções deles em relação aos conteúdos apresentados. O mesmo será usado na pesquisa de doutorado da Universidade de Coimbra e ficará disponível para preenchimento até o dia 16 de maio de 2022. A expectativa é receber a contribuição de, no mínimo, 200 cursistas. Clique aqui e inscreva-se no módulo.