Notícias

Conferência terá transmissão ao vivo pelo facebook

Evento organizado pelo LAIS ocorre de 21 a 23 de agosto na Escola de Governo,  em Natal.

A 1ª Conferência de Inovação Tecnológica em Saúde da UFRN, promovida pelo Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS), vai possibilitar a participação também de profissionais e acadêmicos da área que não poderão estar no evento. A página do laboratório no Facebook vai transmitir ao vivo toda a programação, já a partir da próxima segunda-feira (21).

O evento, que acontece na Escola de Governo, localizada no Centro Administrativo do RN, terá como tema “Os impactos da Inovação em Saúde no Brasil”.

A transmissão vai começar por volta das 18h45 (horário de Brasília), com a cobertura da mesa de abertura e da palestra do professor Ricardo Cury, radiologista cardiovascular não invasivo e diretor de imagens cardíacas do Baptist Hospital e do Baptist Cardiac & Vascular Institute, ambos situados em Miami, nos Estados Unidos. Para acompanhar, o internauta deve acessar a página oficial do LAIS no Facebook, através do endereço eletrônico www.facebook.com/LAIS.HUOL/.

Entre os demais temas que serão abordados durante os três dias do evento, estarão o desenvolvimento de tecnologias e dispositivos para a melhoria da qualidade atenção primária, secundária e terciária; a qualificação da força de trabalho em saúde; além do combate e controle de endemias, como dengue zika e chikungunya.

O coordenador do LAIS e presidente da conferência, professor doutor Ricardo Valentim, falou sobre os temas que deverão ser abordados e discutidos durante o evento. “Vamos debater a formação do profissional na área da saúde, observando a proposta elaborada pela ONU e pela UNESCO para 2030. Também iremos tratar sobre as políticas educacionais e tecnológicas”, destacou ele. Sobre essa temática, a principal conferencista será a professora de Ciências da Computação da Universidade de Lorraine, na França, Anne Boyer. A educadora e pesquisadora é considerada uma referências sobre o assunto no mundo.

Outro nome confirmado para a conferência é a do doutor Ricardo Cury, radiologista cardiovascular não invasivo e diretor de imagens cardíacas do Baptist Hospital e do Baptist Cardiac & Vascular Institute, ambos situados em Miami, nos Estados Unidos. O pesquisador também é presidente e diretor executivo da Associação de Radiologia do Sul da Flórida. Ele fará a abertura do evento, com a palestra que tem como tema “Inovação no Diagnóstico por Imagem - Experiência do Miami Cardiac and Vascular Institute: os processos e seus impactos”.

Outras três palestras importantes estão confirmadas para os demais dias do evento. No dia 22, Adriano Massuda, médico professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e pós-doutorando na Escola de Saúde de Harvard, abordará o tema “O desenvolvimento da pesquisa e da inovação na escola de saúde pública de Harvard: o que temos para aprender e o que temos para ensinar”.

Para o dia 23, às 9 horas, o pesquisador Gard Titlestad falará sobre “Inovação e educação transformadora para um mundo sustentável”. Titlestad é secretário geral do International Council for Open and Distance Education (ICDE). O foco de sua atuação foi a cooperação nórdica em educação, pesquisa e inovação e o chamado triângulo do conhecimento. Encerrando o evento, haverá a palestra de Inovação, Transformação e Cidadania Digital, com Anne Boyer, professora da Universidade de Lorraine.

Durante os três dias de evento, a transmissão através do Facebook vai iniciar sempre 15 minutos antes de cada programação.

Café com inovação

De forma mais prática e leve, a organização do evento inova promovendo o Café com Inovação, que terá duas edições, a primeira no dia 22 e a segunda no dia 23. O Café abordará temas fundamentais para a inovação tecnológica, no formato de um bate-papo entre profissionais da área. No primeiro dia, professor Ricardo Valentim fará a mediação, com o tema “Os desafios da inovação em saúde no Brasil: o papel das universidades e a relação com o setor produtivo”. A convidada será a Reitora da UFRN, professora Ângela Paiva Cruz.

Na sua segunda roda de conversa, o Café terá como tema “Educação mediada por tecnologias”, com a mediação do professor Carlos Alberto Oliveira e tendo como convidadas as professoras Eloiza Gomes Oliveira, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Rita Maria Lino Tarcia, da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Josiane Lemos Machiavell, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Cecília Dias Flores, da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), e Maria Carmem Rêgo, titular da Secretaria de Educação a Distância da UFRN (SEDIS).

20 de agosto de 2017