O LAIS recebeu nesta quinta-feira (18) a visita dos professores José Daniel Diniz, reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), e Sung Ha, da Universidade de Hanyang, na Coreia do Sul. O encontro serviu para discutir parcerias entre a UFRN a instituição de ensino asiática, bem como compartilhamento de conhecimentos entre as partes.

Esta foi a primeira visita do professor Daniel enquanto reitor da UFRN ao LAIS. O gestor da universidade destacou o trabalho de excelência desenvolvido no laboratório e sua importância para a instituição, bem como seu potencial colaborativo para cooperações internacionais. “As cooperações internacionais são muito importantes para a UFRN. O Crescimento da internacionalização é uma de nossas metas. Hoje recebemos o professor Sung Ha, e ele ficou muito interessado pelo trabalho desenvolvido no LAIS, devido a combinação entre a tecnologia e a área de saúde, que é uma área de interesse das grandes universidades do mundo”, disse.

O professor Sung elogiou o trabalho desenvolvido pela equipe de pesquisadores do LAIS. De acordo com ele, é raro encontrar laboratórios que combinem conhecimentos de diferentes áreas. “Estou muito bem impressionado, é raro encontrar esse tipo de laboratório ou hospital que combine a engenharia à medicina de maneira eficaz. A Universidade de Hanyang também está tentando desenvolver esse tipo de tecnologia. Hoje nós tentamos agregar tecnologias e informações, pois é importante para a educação e pesquisa moderna. E agora que consegui ver aqui no LAIS, onde identifiquei atividades são bastante semelhantes com as da Coreia do Sul. Portanto, espero que possamos colaborar de diversos modos tanto aqui no Brasil quanto em meu país”, afirmou ele.

O coordenador do LAIS, professor Ricardo Valentim, avaliou de forma bastante positiva o encontro desta quinta. Para ele, a expertise de saberes reunidas no laboratório o credencia para este tipo de parceria. “O LAIS se caracteriza por esta sinergia de pesquisadores que querem, cada um com seu conhecimento, produzir ciência de qualidade. A visita do professor Sung e do professor Daniel e as impressões que tiveram do nosso trabalho reforçam este entendimento”, contou.