Pesquisadores do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LAIS/UFRN) apresentaram na última segunda-feira (18) ao Governo do Estado do Rio Grande do Norte um projeto de desenvolvimento de formação humana para mulheres no âmbito do sistema prisional. Na prática, a ação visa possibilitar capacitação ao público alvo estabelecido, viabilizando ainda mais o seu processo de ressocialização.

A proposta foi apresentada nesta segunda (18) à governadora Fátima Bezerra. A iniciativa é uma parceria do LAIS com Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e com a Universidade de Coimbra, em Portugal. Na prática, de acordo com o coordenador do LAIS, professor Ricardo Valentim, o projeto visa replicar, dentro da realidade brasileira, práticas desenvolvidas por pesquisadores portugueses no país europeu. “Nosso objetivo, em um primeiro momento, é desenvolver módulos autoinstrucionais que possibilitem a capacitação de detentas em áreas como português, matemática, idiomas e educação em saúde, bem como empreendedorismo. É um projeto pioneiro no Brasil, que vai possibilitar melhoria das condições de vida destas mulheres, além de abrir um caminho importante para sua ressocialização junto à sociedade”, disse.

De acordo com o secretário de Justiça e Cidadania do RN, Pedro Juvêncio, o governo vai apoiar a iniciativa. O titular da Sejuc destacou o caráter humanitário do projeto. “É importante destacar que essa iniciativa vai de encontro aos anseios do governo no sentido de humanizar ainda mais o sistema prisional, oferecendo opções não só para o preso possa diminuir sua pena, mas também se capacitar para a vida fora do sistema”, disse.

A governadora Fátima Bezerra falou também sobre como o projeto dialoga com o programa de governo no que diz respeito ao sistema prisional e direitos humanos. “O governo vai apoiar a iniciativa, uma vez que condiz com nosso plano de governo e visa humanizar o sistema, tanto na questão do preso quanto na questão dos profissionais que fazem o sistema. São práticas de educação que oferecem uma nova perspectiva para as apenadas”, destacou.

Além do professor Ricardo Valentim e da governadora Fátima Bezerra, participaram do encontro a professora Karilany Coutinho (UFRN), os professores Eloíza Gomes, Carlos Alberto Oliveira e Ronaldo Silva (UERJ), e os secretários Pedro Juvêncio (Secretaria de Justiça e Cidadania) e Arméli Brennand (Secretaria de Mulheres, Cidadania e Direitos Humanos do Rio Grande do Norte).

Fotos: Elisa Elsie/Assecom Governo do RN