O Rio Grande do Norte deverá, oficialmente, apresentar a candidatura para a realização da 29ª edição da reunião do Conselho Internacional de Educação Aberta e à Distância (ICDE – International Council for Open and Distance Education), previsto para 2021. A proposta de candidatura foi apresentada nesta terça-feira (8) pelo coordenador do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da UFRN (LAIS/UFRN), professor Ricardo Valentim, durante reunião com a governadora do RN, Fátima Bezerra.

 

O encontro realizado na sede da Governadoria, no Centro Administrativo, contou além da presença da governadora e do coordenador do LAIS, com a participação da titular da Secretaria de Educação a Distância da UFRN, Carmen Rêgo, dos professores e pesquisadores do LAIS, Karilany Coutinho e Carlos Alberto Oliveira, e também dos secretários de Estado de Educação, Getúlio Marques, de Desenvolvimento Econômico, Jaime Calado, e do adjunto da pasta de Planejamento e Finanças, George Câmara. Na pauta, o apoio do Executivo estadual par aa formalização da candidatura, que deve ocorrer em março deste ano.

 

Valentim destacou a importância da realização do encontro na capital potiguar, tanto para o desenvolvimento da pesquisa em educação quanto no que diz respeito a fatores econômicos e sociais. “Hoje apresentamos a proposta de candidatura deste que é um evento grandioso e extremamente relevante para o desenvolvimento da educação no nosso país, pois trata de educação aberta e a distância. É um evento que envolve 130 países e reúne pessoas ligadas ao mercado da indústria de tecnologias abertas para a área da educação. O apoio do governo do RN é importantíssimo neste processo”, disse ele.

 

A governadora elogiou a iniciativa da equipe do LAIS em buscar a realização do 29º ICDE na capital potiguar. “É uma alegria e uma honra receber através do professor Ricardo Valentim o convite da UFRN para que nosso estado possa sediar o 19ª encontro do ICDE. Nós assumimos um compromisso, e formalizar isso através de uma carta, bem como designamos vários secretários para integrar o grupo de trabalho que vai cuidar das providências para a realização deste encontro. É preciso destacar a dimensão do 29º ICDE, que tem previsão de reunir representantes de 130 países, o que torna um evento importante não só para o turismo, mas por debater o uso de tecnologias no ensino a distância”, afirmou Fátima Bezerra.

 

A expectativa é que nos próximos dias novas reuniões sejam realizadas para debater a elaboração da proposta de candidatura que será apresentada ao ICDE. Além das pastas do Desenvolvimento Econômico, Educação e Planejamento, deverão participar da próxima reunião representantes também das secretarias de Turismo e da Fundação José Augusto, que representa a área da cultura.

 

ICDE

O Conselho Internacional para Educação Aberta e à Distância é uma organização global liderada por membros no campo da educação on-line, aberta, flexível e aprimorada por tecnologia. Atualmente, a organização reúne representantes de mais de 190 instituições de todo o mundo.