Entender a importância de que a tecnologia deve trazer impacto para a sociedade. Foi esta a prerrogativa principal da palestra “A Inovação Tecnológica no MIT e as diferenças com o Brasil”, do mestrando Lucas Cassiano, do Massachusetts Institute of Technology (MIT).

O pesquisador, que é ex-aluno do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da UFRN (LAIS), falou sobre o seu trabalho desenvolvido no Media Lab, laboratório que faz parte do departamento de pesquisa da Escola de Arquitetura e Urbanismo do MIT. Para ele, é primordial que quem pesquisa tenha uma relação íntima com o que busca desenvolver.

“Sempre digo para os colegas que o importante não é buscar um projeto que ofereça uma bolsa, mas que sim um que você sinta que é o seu lugar”, afirmou.

Lucas falou ainda sobre a necessidade de se buscar simplicidade no desenvolvimento da tecnologia. “Não espere o avanço para fazer tecnologia. A tecnologia você faz com o material que estiver à sua disposição, mesmo que seja o mais barato”.

Por fim, o pesquisador refoçou a necessidade de desenvolver projetos que tragam o novo para a área da saúde. “Se você quiser que sua pesquisa renda frutos, é preciso que você crie projetos que tenham impacto”, finalizou ele.