Nesta segunda-feira (18), no Auditório Mariano Coelho, no Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), ocorreu o lançamento do Sistema Hera, desenvolvido pela Escola de Programação do LAIS/UFRN. O sistema auxiliará a triagem neonatal (Testes da Orelinha e da Linguinha) no setor de Fonoaudiologia da Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC).

O Hera, nome que faz referência à deusa grega da maternidade, foi criado a partir de uma demanda levantada pela mestranda em Gestão e Inovação em Saúde, Luiza Aline Monteiro, orientada pela professora Joseli Brazorotto, da base de pesquisa Audição, Linguagem e Cognição do LAIS/UFRN. A intenção é concentrar em um mesmo ambiente virtual informações importantes que possam auxiliar no tratamento precoce de problemas fonoaudiológicos.

O evento contou com a presença de acadêmicos da UFRN, professores, diretores de centro e profissionais de saúde. O Coordenador do LAIS, Ricardo Valentim, destacou a importância de estimular a inovação na área da saúde no Brasil.  Já o superintendente do HUOL, Stenio Gomes, que representou a direção da MEJC no evento, lembrou o sucesso das parcerias desenvolvidas com o LAIS. Por sua vez, o diretor do Centro de Ciências da Saúde da UFRN, Ênio Ferreira, ressaltou o espírito inquieto do Coordenador do LAIS e de sua equipe em realizar grandes feitos nas áreas de ciência e de tecnologia.